O que é um Relacionamento Sugar
Leitura rápida
Relacionamento sugar é uma relação entre uma pessoa mais velha e bem-sucedida (sugar daddy ou mommy) e uma mais jovem e atraente (sugar baby ou sugar baby boy), baseada em troca de afeto, companhia e vantagens como presentes e viagens.
Esse tipo de relacionamento está ganhando fama nas redes, musicas e já ganhou aplicativos especializados. Apesar de ainda enfrentar alguns tabus, o sugar dating não se resume a sexo ou dinheiro, e pode evoluir para relações duradouras.

Você com certeza já ouviu falar sobre ‘’Relacionamento sugar’’ ou ‘’Sugar Dating’’, mas se você não sabe o que realmente significa e como funciona para ter uma relação dentro desse universo, fica tranquilo, que hoje te explico tudo o que precisa saber.
Nesse post vou te explicar quem são as principais figuras desse relacionamento, como são chamadas e suas principais atuações, fique atento a essa parte para descobrir onde se encaixaria. Também saberá como o termo surgiu, a maneira que foi popularizado e principalmente o que são relacionamentos sugar hoje em dia assim saberá como conseguir um. Agora que esta por dentro, vamos lá!
É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre os relacionamentos sugar, seja em músicas, livros, filmes e até mesmo em manchetes de famosos. Para quem ainda não tem familiaridade com o assunto, a definição é bem simples:
O sugar dating ou relacionamento sugar é uma relação de um parceiro mais velho e bem sucedido, que se envolve com alguém mais novo e, frequentemente banca essa pessoa
Mas como isso funciona de verdade?
Tudo bem, agora que você já sabe a definição, deve estar querendo entender como funcionam esses relacionamentos na prática. Para começar, você precisa conhecer quem são os 'atores' envolvidos em um relacionamento sugar:
Sugar Baby: Talvez essa seja a nomenclatura mais famosa dentro do universo sugar! A sugar baby é uma mulher jovem, atraente, ambiciosa e atenciosa que se envolve com homens mais velhos e bem sucedidos e, consequentemente, é mimada e bancada por eles.
Sugar Baby Boy: O sugar boy nada mais é que a versão masculina da sugar baby. Os sugar baby homens são jovens, bonitos e muito atraentes que buscam relacionamentos sugar.
Sugar Daddy: O sugar daddy é um homem mais velho (geralmente acima dos 40 anos, mas isso não é uma regra), bem sucedido e atraente que procura se relacionar com mulheres mais jovens e bonitas - as sugar babies. Eles procuram uma companheira para viagens, aventuras e, claro, para ter um relacionamento amoroso e divertido.
Sugar Mommy: A ideia de Sugar mommy é semelhante a dos daddies. Uma sugar mommy é uma mulher mais velha, bem sucedida, ambiciosa e muito atraente que procura se relacionar com homens jovens. Assim como os daddies, elas procuram alguém para lhes fazer companhia, se relacionar e, claro, para mimar bastante.
As figuras mais vistas e conhecidas normalmente acabam sendo a do Daddy e da Baby, isso por conta do contexto histórico, de filmes outros elementos da cultura, mas hoje em dia é muito comum vermos as versões opostas disso: Sugar Mommy e Sugar Baby Boy.

Entendendo os papeis, é fácil perceber como as maiores diferenças entre um relacionamento sugar e um tradicional, podem ser a diferença de idade entre os envolvidos e os luxos proporcionados. E digo 'podem' porque muitos relacionamentos considerados 'tradicionais' também tem isso, a possibilidade de se conhecerem por sites e apps também acaba sendo uma semelhança, a única coisa é que existem apps especializados para sugar.
Os apps são especializados pois eles nicham as pessoas que pretendem proporcionar luxos como viagens, presentes de grife e até mesmo dinheiro como uma das formas de te conquistar.
Legal, né? Devido a essas vantagens que o mundo sugar oferece, pessoas que o preferem podem ser chamadas de Hipergâmicas. Esse nome pode parecer diferente, mas ele só define uma preferência bem comum:
Hipergamia é a atração por pessoas de classes sociais, escolaridade e poder aquisitivo mais altos
De cara o termo pode assustar, mas segundo o portal britânico The Sun, grande parte das pessoas procuram parceiros de um nível social mais alto que o seu de forma inconsciente.
Quando pensamos nessa relação do relacionamento sugar com a hipergamia, fica mais fácil de entendermos outras vantagens, como: parceiros que têm mais escolaridade, poder aquisitivo e contatos podem proporcionar mais estabilidade e, consequentemente, melhores condições de vida. Isso também significa que, se você seguir essa preferência, vai poder estar exposto a diferentes culturas e perspectivas.
E as vantagens não são apenas financeiras! Também existe um grande benefício psicológico na hipergamia, estar com um parceiro bem sucedido aumenta a autoestima dos dois: A de seu parceiro, porque você vai admirá-lo e ele com certeza será digno de vários elogios, mas também a sua, porque você vai estar inserido na mesma realidade.
De onde surgiu o termo 'Relacionamento Sugar'?

Talvez você esteja se perguntando de onde surgiu o universo sugar. Embora não exista uma história absolutamente comprovada, a mais famosa é que o termo ‘’sugar’’ nasceu com Adolph Spreckels nos Estados Unidos, no início do século XX.
A história conta que Adolph Spreckels, um grande magnata americano do ramo de açúcar, se casou com uma jovem de 27 anos. Na época Spreckels tinha 51 anos e, como Alma era uma mulher muito jovem, todos começaram a se referir a ela como a ‘’sugar baby’’ de Adolph. Sugar porque ele era do ramo de açúcar, e baby por ela ser muito mais nova que seu parceiro, engraçado, né?!
Claro que o universo dos relacionamentos sugar não ficou tão famoso naquela época. Na verdade, esse apelido surgiu com um tom satírico e muito crítico para a relação dos dois. Mas, com o passar do tempo, o termo acabou deixando de ser uma ofensa e passou a caracterizar um tipo de relacionamento. E cá entre nós, procurar se relacionar com caras mais velhos e bem sucedidos para ter a oportunidade de mudar de vida não é uma novidade para ninguém.
Relacionamentos sugar nos dias atuais
Eu te garanto que Alma, a sugar baby do magnata estadunidense não foi a primeira pessoa a procurar um parceiro bem sucedido para melhorar de vida, e com certeza não será a última.
Na verdade, casamentos hipergâmicos (influenciados por status) existem desde que o mundo é mundo, então os sites e apps especializados são apenas uma forma de modernizar e deixar as coisas mais interessantes.
Mas, infelizmente, apesar da popularidade de relacionamentos nos padrões sugar, as ideias etaristas ainda não desapareceram completamente. A maioria das pessoas prioriza relacionamentos com parceiros mais velhos, experientes e maduros mas, quando a diferença de idade é grande, ainda pode causar certa estranheza nos mais ‘’conservadores’’.
Quem não se lembra das críticas que Madonna, a rainha do pop, recebeu ao se relacionar com Jesus Luz em 2008? E as várias novinhas que o Leo DiCaprio já namorou? Ah, e um exemplo super atual: Megan Fox e Machine Gunn Kelly.

Como citei, muita gente ainda torce o nariz para casais com diferença de idade, mas já passou da hora de pararmos com esse preconceito, não é mesmo? O nome dessa estranheza é etarismo, e acontece quando julgamos outra pessoa apenas pela idade que ela tem (ou pela falta dela).
Mas pensa comigo, se está tudo certo entre os dois, com respeito, afeto e consentimento, qual o problema dessa diferença de idade?
Amor é amor, e ele não tem data de validade e nem uma faixa etária certa para rolar.
Aspectos legais do relacionamento sugar
Muita gente tem preconceito com os relacionamentos sugar, ou até mesmo medo de entrar em um, por acharem que podem ser ilegais. Mas não, não existe nada na legislação brasileira que impeça um relacionamento sugar.
O Código Penal brasileiro é complexo e bem conservador, até porque ele foi elaborado na Era Vargas na década de 1940, bem antes dos relacionamentos sugar existirem aqui no Brasil. Mas, mesmo se ele fosse criado atualmente, te garanto que o sugar dating não teria problemas com a lei!
No caso, é bom lembrar que o sugar dating não tem nada a ver com as práticas condenadas pela legislação, mesmo que às vezes essa dinâmica seja equivocadamente comparada à elas.
Muitas pessoas comparam o sugar dating com a exploração sexual e até mesmo golpes (ou latrocínio, se formos usar o termo jurídico), que são condenados pela lei. Contudo, como já explicamos, os relacionamentos sugar são caracterízados por acordos mútuos entre os envolvidos. Então não existe nenhuma obrigação do Daddy pagar a Sugar Baby em troca de sexo, por exemplo.
O própio site do JusBrasil, responsável por esclarecer leis e temas jurídicos brasileiros, já afirmou que, pela troca de dinheiro por sexo não ser uma realidade nos relacionamentos sugar, não existe nenhum risco legal para nenhum dos envolvidos na relação.
Mito ou verdade? Vamos desvendar tópicos polémicos
Muitas pessoas ainda têm um certo preconceito com os relacionamentos sugar, porque não entendem como esse tipo de relacionamento realmente funciona. Por isso, vou te contar os maiores mitos e verdades sobre o mundo sugar:
Ser sugar baby é o mesmo que ser GP:
Mentira! As sugar babies (e os sugar boys) são pessoas que têm interesse genuíno em relacionamentos com pessoas mais velhas. E elas entram nas relações buscando carinho, atenção e amor, assim como qualquer outro relacionamento.
Já as GP ou acompanhantes são mulheres que se trabalham no mercado sexual, trocando o dinheiro pelo sexo, sem nenhum envolvimento amoroso. Esse deve ser o maior tabu relacionado ao mundo sugar. Muitas pessoas, que não conhecem a realidade desses relacionamentos, imaginam que tudo é uma transação financeira em troca de favores sexuais.
Relacionamentos sugar são também uma troca de amor e afeto entre os envolvidos
Relacionamento sugar gira em torno de sexo:
MENTIRA! Esse mito está muito relacionado ao anterior e, assim como ele, é falso. As relações sugar giram em torno de companhia, parceira, atenção e afeto, o sexo pode ou não estar envolvido, mas não é o ponto central do relacionamento.
Por conta da experiência e maturidade dos daddies e mommies, as relações sugar costumam ter limites e expectativas muito bem estabelecidas através de boas conversas. E essa é uma grande vantagem desse tipo de relação! Caso o daddy ou a mommy esteja em busca de algo mais casual, eles vão deixar isso claro desde o início - e quem nunca teve um encontro casual, não é mesmo?
As pessoas precisam entender que o sexo é uma coisa natural na maioria dos relacionamentos e, embora essa não seja a essencia central dos relacionamentos sugar, também não existe problema algum nos daddies, mommies ou babies procurarem uma coisa de momento de vez em quando.

Sugar daddies e mommies querem comprar afeto:
MENTIRA! Os luxos, viagens e presentes que eles proporcionam são apenas um reflexo da sua realidade. Sugar daddies e mommies são pessoas bem sucedidas, com uma boa condição financeira, então é normal que eles gostem de presentear seus parceiros.
Em relacionamentos tradicionais, é muito comum que os parceiros troquem presentes. Você se lembra da polêmica envolvendo o Caio Castro sobre a 'responsabilidade’ do homem pagar o primeiro encontro para agradar e conquistar sua pretendente?
Nas relações sugar, a lógica é bem semelhante! A diferença, é que um lado da relação costuma ter um poder aquisitivo altíssimo, então os presentes acabam sendo mais luxuosos -e vamos combinar, você vai amar receber uma viagem ou um carro 0km de presente do seu parceiro, né?
Relacionamentos sugar podem ser duradouros:
VERDADE! Assim como os relacionamentos tradicionais, muitos relacionamentos sugar acabam acendendo uma paixão verdadeira entre os envolvidos. Aqui no MeMima já presenciamos vários casais apaixonados iniciando um relacionamento sério e evoluindo juntos por anos. (Tem vezes que rola até casamento).
A maioria dos daddies e mommies que se cadastram em aplicativos e sites especializados em relacionamento sugar já têm suas expectativas muito alinhadas: eles querem encontrar um pretendente atraente, inteligente e atencioso, disposto a dividir a rotina e até mesmo a vida.
Claro que pode acontecer de duas pessoas começarem a conversar e acabarem não tendo muita química - isso é normal em todo tipo de relação. Mas quando a pessoa certa cruza seu caminho, um relacionamento duradouro, saudável e cheio de amor é quase inevitável!
Existem pessoas LGBTQIAPN+ no mundo sugar:

VERDADE! Claro que sim! Existem inúmeras pessoas bi, gays, pan e etc no mundo sugar. E atualmente os sugar daddies gays tem se tornado cada vez mais famosos. Inclusive, o MeMima é um aplicativo totalmente inclusivo e há quem diga que é o mais açucarado da internet. Então, se você faz parte da comunidade LGBTQIA+ e tem interesse em entrar no mundo das relações sugar.
Não tem como se dar bem sendo sugar baby:
MENTIRA! Muito pelo contrário, já presenciei várias histórias de Sugar Babies que conheceram seu daddy pelo app e se deram super bem. Recentemente, uma usuária do site conheceu um sugar daddy brasileiro que trabalha no mundo de tecnologia nos EUA, eles ficaram tão apaixonados que ele resolveu visitá-la aqui no Brasil e agora os dois já estão planejando a ida dela para Miami para que eles comecem a morar juntos.
Inclusive, muitas pessoas fazem conteúdos sobre a vida sugar nas redes sociais. A influenciadora Júlia Dias é um grande nome no Tiktok e dá ótimas dicas para ter sucesso como sugar baby.
Além disso, a música ‘’Sugar Daddy’’ da artista Qveen Herby estourou na plataforma com vídeos de sugar babies ostentando a vida luxuosa proporcionada por seus daddies.
Carregando conteúdo...
E convenhamos, nada melhor que poder contar com um parceiro maduro, ambicioso e bem sucedido, não é mesmo?
Na verdade, a Forbes divulgou pesquisas europeias que afirmam que problemas financeiros estão em 7° lugar no ranking das maiores causas de término. A instabilidade financeira e dívidas acumuladas causam estresse, frustração e sensação de fracasso, o que afeta diretamente o relacionamento.
Atualmente, tem sido cada vez mais difícil para jovens entrarem no mercado e conseguirem conquistar suas metas apenas com o próprio esforço. Você com certeza já ouviu dizer que o que mais importa no mercado é o QI (quem indica) não é? Então juntar o útil ao agradável e ter um parceiro amoroso que também pode te trazer estabilidade e oportunidades nunca pareceu tão vantajoso.
Como entrar em um relacionamento sugar?
Agora que você já sabe que entrar em um relacionamento sugar pode ser uma experiência incrível, está na hora de entender como entrar em um!
Se você é uma Baby em busca de alguém que valorize seu tempo e estilo de vida, se perguntando ''onde conhecer um Daddy?", ou um Daddy/Mommy querendo companhia de qualidade, o caminho para começar nesse mundo, é criar um perfil no nosso app para dar os primeiros passos!
Porque no nosso? é bom lembrar que nem todo site é confiável, ainda existem plataformas que não oferecem segurança e acabam atraindo golpistas e ninguém quer virar um “caso de romance que deu errado”
Por isso o MeMima é o lugar ideal para começar um relacionamento sugar com o pé direito. O app é voltado exclusivamente para quem busca relações sugar com leveza, autenticidade e total segurança (ainda é quase de graça). Por lá, você encontra perfis verificados, uma comunidade inclusiva e gente que entende do assunto.
⚠ As informações, dicas, dados, sugestões e notícias publicadas em nosso blog são revisadas e atualizadas regularmente por profissionais de jornalismo e tecnologia da informação. No entanto, cabe ao leitor analisar com atenção e discernimento o conteúdo dos artigos. Nenhuma informação divulgada neste blog deve ser interpretada como aconselhamento financeiro ou psicológico profissional.