Entenda o que é Semi-bisexualidade

Já ouviu falar sobre semi-bissexualidade? Aqui no MeMima você fica por dentro de tudo.
Antes de explorar o significado semi-bissexualidade, confira as definições de algumas outras identidades sexuais:
Assexual: Uma pessoa que sente pouca ou nenhuma atração sexual, mas pode se envolver em atividades sexuais (o espectro assexuado tem uma ampla gama de identidades)
Sapiossexual: Uma pessoa que se sente atraída por pessoas inteligentes (inteligência subjetiva em vez de objetiva)
Pansexual: Pode sentir atração sexual por qualquer pessoa, independentemente de gênero/orientação
Enquanto isso, a semi-bissexualidade é uma orientação sexual que define uma pessoa que sente atração sexual por um gênero (geralmente o oposto), mas se considera bissexual ou "parcialmente bissexual". Diferentemente da bissexualidade convencional, na qual a pessoa sente atração pelo gênero feminino e pelo masculino.
Relacionamentos e atração
A atração para pessoas semi-bissexuais pode variar relativamente, mas a de maneira geral ela é descrita como uma atração parcial ou condicional. Ela pode acontecer de formas diferentes de acordo com intensidade, frequência ou contexto.
Na condicional, a atração por um gênero pode acontecer em determinadas circunstâncias, como em situações emocionais específicas, enquanto a atração por outro gênero pode ser mais rara ou surgir somente em certos contextos.
Relacionamentos que incluem pessoa semi-bissexuais podem trazer desafio únicos, especialmente por não ser uma sexualidade muito conhecida ainda. Mas a relação pode ser uma grande oportunidade de autoconhecimento e crescimento.
Para funcionar, é fundamental compreender todos os aspectos envolvidos nesse tipo de atração, seja ela sua, ou do seu parceiro. Algumas pessoas podem se sentir inseguras ou confusas por não se encaixarem nos padrões comuns de sexualidade, e esse processo de aceitação é muito importante para construir relacionamentos saudáveis.
Mas como alcançar isso? Através de uma boa comunicação com o seu parceiro. Isso inclui, explicar sobre a semi-bisexualidade, para que ambos entendam o que é isso e o que significa para quem se identifica assim. E, dessa forma, quebrar mitos e estereótipos, já que algumas pessoas podem achar que ser semi-bissexual significa estar “em dúvida” ou apenas uma vontade de “experimenta”, o que pode gerar mal-entendidos.
Então deixe tudo muito claro e, além disso, estabeleça limites e expectativas.
Isso é importante porque a atração pode se manifestar de formas diferentes para cada gênero, é importante alinhar isso no seu relacionamento.

Representatividade e cultura
Existe uma pequena confusão sobre a diferença entre rótulos e a fluidez sexual, ambos dizem sobre como as pessoas entendem e expressam sua identidade sexual, mas são diferentes. Os rótulos são termos específicos e ajudam a comunicar de forma concisa a atração e como ele se dá, por exemplo:
Heterossexual – atração por pessoas do sexo oposto.
Homossexual – atração por pessoas do mesmo sexo.
Bissexual – atração por mais de um gênero.
Pansexual – atração por pessoas independentemente de seu gênero.
Asexual – falta de atração sexual por outras pessoas.
Demissexual – atração sexual apenas quando existe uma conexão emocional profunda.
Enquanto isso, a fluidez descreve a ideia de que a orientação sexual de uma pessoa não é fixa e inclusive, pode mudar ao longo do tempo, e essa variação pode acontecer por vários fatores, como contexto e experiência de vida. Essa afluência pode acontecer por situações emocionais, relacionamentos, ou até mesmo pelo ambiente social e cultural. Ambos demoraram um tempo para serem representados na cultura, mas hoje em dia são mais expostos.
A representatividade da semi-bissexualidade na mídia ainda é um tema pouco explorado e exposto. No entanto, algumas produções já apresentaram personagens e que não se identificavam com rótulos sexuais ou então apresentavam uma sexualidade por gêneros diferentes de uma forma mais flexível. Isso pode ser encontrado em série como Orange Is The New Black e The 100.
Além disso, web séries e produções independentes tem buscado apresentar projetos mais alternativos que explorem uma gama mais ampla de sexualidades. Conversas sobre identidade sexual também têm se expandido nas redes sociais, em plataformas como Tik Tok e YouTube, onde muitas pessoas compartilham suas experiências e criam uma maior visibilidade.
Leia também: O que é Pangênero?
Como a semi-bisexualidade se relaciona com outras identidades LGBTQIA+
A semi-bissexualidade se relaciona com outras identidades LGBTQIA+ compartilhando algumas semelhanças, mas também apresenta algumas diferenças únicas. Por ser uma identidade sexual no espectro mais amplo da bissexualidade, a semi-bissexualidade se conecta a outras orientações e experiências da comunidade, mas também pode ser uma expressão mais individual e fluida de atração.
A principal diferença entre a semi e a bissexualidade é o grau ou a natureza da atração.
Uma vez que o termo “bissexual” descreve alguém que sente atração por dois ou mais gêneros de maneira mais ampla, enquanto a semi-bissexualidade por indicar que a atração por um gênero é mais intensa do que por outro, ou que a atração só ocorre sob certas condições.
Outra sexualidade frequentemente comparada ou confundida, é a pansexualidade. As duas envolvem atração por múltiplos gêneros, mas a pansexualidade é mais frequentemente descrita como uma atração independente do gênero, com foco na atração. Já a semi-bissexualidade pode ser mais específica sobre a intensidade ou contexto da atração, enquanto a pan tende a enfatizar a atração com foco na pessoa como um todo e não na condição do gênero.
E aí? Agora que o nós te deixamos por dentro de tudo que você precisa saber sobre a semi-bisexualidade, é hora de compartilhar essa informação e apresentar para mais sobre, contribuindo para a divulgação e conhecimento, isso é fundamental para o fortalecimento da identidade de pessoas que se identificam assim.
Aqui no MeMima você vai conhecer a pessoa ideal para entrar em um relacionamento diverso e inclusivo. No nosso blog você também vai encontrar conteúdos exclusivos para ficar por dentro de todas as dicas para se dar bem em qualquer relacionamento.

Por Redação MeMima em 06/03/2025
Especialistas em relacionamentos