O que é Skoliossexual?

O universo LGBTQIAPN+ é vasto e cheio de características únicas. O que isso tem a ver com o mundo Sugar? Tudo! Porque o universo dos relacionamentos Sugar é repleto de pessoas com características únicas e orientações sexuais diversas.
Por isso, aqui no MeMima você vai aprender mais sobre Skoliossexualidade, Centerossexualidade, Binaridade e outras informações importantíssimas para sempre estar por dentro dos assuntos da comunidade e conseguir promover relacionamentos inclusivos e cheios de respeito.
Cisgênero X Não Cisgênero
Antes de entrar nos tópicos de Skoliossexualidade e Centerossexualidade, é importante que você entenda o termo Cis. Você com certeza já ouviu falar desse termo, mas sabe o que é?
Cisgênero é um termo usado para definir indivíduos que se identificam com o sexo atribuido a eles no nascimento. Por exemplo: Márcia nasceu com uma genitália feminina, a sociedade a enxerga como uma mulher e ela também se sente e se porta como uma.
Uma pessoa Não Cisgênero, faz o caminho inverso. O termo é usado para identificar os indivíduos que nascem com um sexo designado, mas não se identificam com ele ao longo de sua vida. Por exemplo: Lucas nasceu com um pênis, mas ele não se identifica como um homem. A partir disso, existem vários caminhos: Lucas pode se entender como uma Mulher Trans, Gênero-fluido ou até mesmo como uma pessoa não binária.
Lana, qual a diferença entre Binário x Não Binário X Gênero Fluido?
Calma, eu sei que são muitos termos e que parece complicado. Mas aqui no Me Mima nós vamos descomplicar esses termos e te guiar para relacionamentos inclusivos!
Binários: A ideia de Binário vem da ideia de ‘’dois’’, ou seja, gênero feminino OU gênero masculino. Uma pessoa Binária é alguém que se identifica apenas com um desses gêneros, sem nenhuma fluidez, em sua totalidade. Vale lembrar que pessoas binárias podem ser cisgêneras ou transsexuais. Assim, os pronomes serão sempre Ela/Dela ou Ele/Dele.
Não-Binário: Pessoas não-binárias, por sua vez, não se identificam com NENHUM dos dois gêneros, nem o masculino e nem o feminino em sua totalidade. Por isso, elas podem sentir conexões diferentes com cada um dos gêneros ou até mesmo não se encaixar em nenhuma das definições, isso varia de acordo com cada experiência. E aqui, não tem segredo: muitas pessoas não-binárias usam Elu/Delu, mas é importante perguntar quais pronomes a pessoa se sente mais confortável em usar, e sempre respeitar essa escolha!
Gênero Fluido: O gênero fluido é um termo que se encaixa dentro da janela não-binária. O termo define pessoas que se identificam parcialmente com os gêneros, fluindo entre eles a depender da situação. Por isso, também é importante perguntar quais pronomes uma pessoa Gênero Fluido prefere!
🚨Lembrete: O gênero fluido está dentro da janela não-binária, mas isso não significa que toda pessoa não-binária seja gênero fluido.

Skoliossexual X Centerossexual
Agora que você já entendeu os termos Cis, Binário, Não Binário e Gênero Fluido, está na hora de conhecer a Skoliossexualidade e a Centerossexualidade.
Skoliossexual: Esse termo é usado para definir pessoas que sentem atração, seja amorosa ou sexual, por indivíduos que não se identificam com o tradicional binário de gênero. Ou seja, o termo se refere às pessoas que sentem atração por pessoas não-binárias (Transgêneros, gênero-fluido, etc). 🚨Lembrete: Isso não significa que a atração seja relacionada à genitália! O termo abrange atrações físicas, sexuais e amorosas.
Centerossexual: O termo ‘’Skoliossexual’’ é considerado controverso e acaba causando algumas opiniões divididas dentro da comunidade LGBTQIAPN+. Isso acontece porque muitas pessoas visualizam essa orientação como fetichizante e até estigmatizante. Ao mesmo tempo, existem pessoas que consideram esta orientação como qualquer outra, sem ver problemas no termo. Mas, por conta das controvérsias, muitas pessoas da comunidade preferem usar o termo Centerossexual. Essa nomenclatura também define pessoas que sentem atração por indivíduos não-binários, independente de sua expressão de gênero (ou seja, da aparência física). A centerossexualidade é considerada um termo guarda-chuva, porque abrange a atração por inúmeros gêneros não-binários.
Opção sexual ou Orientação sexual?
Antes de finalizar, é muito importante esclarecer que o termo correto é Orientação! Orientação sexual é a forma como a sexualidade de uma pessoa se direciona, e isso não é uma opção.

A orientação sexual de um indivíduo é inerente a ele, involuntária. Ou seja, as pessoas nascem com ela e vai desenvolvendo e descobrindo suas características e preferências ao longo da vida.
Antigamente, as pessoas acreditavam que a sexualidade era uma escolha, como se alguém acordasse em uma manhã e decidisse que seria hétero, gay ou etc. Mas diversos estudos já desmentiram essa crença!
Por isso, é importante ter em mente que a sexualidade não é uma escolha, mas sim algo que nasce com alguém.
Agora que você sabe mais sobre a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais, que tal pensar sobre como podemos ser mais inclusivos nas nossas relações?
Cadastre-se aqui no MeMima para encontrar relações inclusivas, com afeto, amor e muito respeito!

Por Lana Love em 06/03/2025
Especialista em relacionamentos