MeMima - Site e App de relacionamentos e estilo de vida.
Importância da imagem pessoal - elegante, clássico, criativo

Imagem pessoal: importância, comunicação não verbal e dicas

BlogImagem pessoal: importância, comunicação não verbal e dicas
Lana Love

Por Lana Love em 09/05/2024

Especialista em relacionamentos

Nossa imagem pessoal transmite muito sobre o que somos, mas será sabemos a importância dela e estamos transmitindo isso da maneira correta?

Quando falamos de imagem pessoal, estamos nos referindo a um compilado de informações que nos representam. 

A forma como nos vestimos, nosso corte de cabelo, se usamos maquiagem, barba, nossos acessórios, a maneira com que comunicamos, o tom da nossa voz, a maneira com que nos portamos e muitos outros elementos que passam a nos representar.

Entendermos que todos esses itens impactam diretamente na nossa imagem e no que representamos para os outros nos ajuda a passar melhor a imagem que queremos. Afinal nem sempre somos intencionais nas nossas escolhas e assim podemos perder grandes oportunidades…

Para entender um pouco melhor porque ela é tão importante, estilos que fazem parte dela e dicas de como melhorar-lá, venha comigo! 

Mulher chique se arrumando no espelho
Cuidando da imagem pessoal

Por que sua imagem pessoal é tão importante?

Dizer que a imagem é obrigatoriamente o que mais importa nas pessoas é mentira, no entanto, é certo que ela é a primeira que chega. Antes de termos a oportunidade de sermos legais, simpáticos ou mostrar eficiência, alguém já te viu e consciente ou inconscientemente tirou conclusões sobre sua imagem. 

Nesse primeiro retrato o que impacta é seu estilo de roupa, postura, acessórios e o quão coeso está para o ambiente. É por isso que temos sempre que ter noção do lugar o qual estamos frequentando também. 

A partir da fotografia primária, entra o impacto dos demais elementos. Afinal, estar bem-vestido e arrumado é importante, mas simpatia, postura e confiança são a tríade complementar para uma boa primeira impressão.

“A primeira impressão é a que fica” 

Claro, que nada é talhado em pedra, no entanto, ao agradar os olhares de primeira tudo se torna mais fácil. É através da nossa imagem que geramos confiança, credibilidade e legitimidade, é assim que as pessoas os dão ouvidos, criamos conexões e realizamos um bom networking. 

Para o mundo dos negócios, para as relações sociais e para a vida é importante ser bem-visto. Deste modo é necessário que não apenas cause uma boa primeira impressão, mas a mantenha, seja constante com seus princípios e modos. 

Sua imagem pessoal é fiel a quem você é?

Muitas vezes não sabemos exatamente o que queremos transmitir ou a melhor maneira de fazermos isso e podemos acabar passando a mensagem errada sobre quem somos. Nem sempre a mensagem errada é algo ruim, mas pode ser que não seja fiel a sua personalidade e isso também não é o mais justo - nem com você mesmo, nem com os outros. 

Por isso falaremos sobre os três (dos sete estilos universais conhecidos) que são base para todos os estilos e combinações. Esses estilos são os mais usuais e nos ajudam a entender como queremos nos vestir, a imagem que essa vestimenta passa e se ela combina conosco.

Ao olhar para os estilos universais, tenha paciência e:

Tendo isso em mente, vamos lá!

Estilo elegante, estilo clássico e estilo criativo
Estilos base para se inspirar

3 estilos universais para te ajudar a se identificar:

Clássico:

O estilo clássico conta com peças de roupa chaves e universais, aquelas que ‘não tem erro’, sabe? Peças de algodão, linho e jeans sempre em tons neutros como preto, branco, cinza, off white e azul-marinho que garantem um bom caimento. 

O estilo clássico mantém seu charme independente da época e foge das tendências. 

Os homens podem sempre contar com blusas estruturadas de algodão, calças bem ajustadas, às vezes seguidas de um blazer ou talvez uma camisa social para ambientes mais arrumados. Sem muitas cores, estampas, tecidos de tactel ou ternos muito robustos e elaborados.

As mulheres contam com camisas de algodão também, variam com regatas de corte reto e até camisas sociais acompanhadas de jeans e calças de linho, no entanto, para elas o que faz a diferença são os acessórios! Brincos e colares de prata, ouro e pérolas sempre estão presentes e dão um charme a mais. 

Esse estilo costuma estar em pessoas organizadas, responsáveis, às vezes em pessoas práticas, e às vezes em pessoas realmente muito clássicas.

Elegante 

O estilo elegante vem um pouco da alma de quem o veste, isso porque ele conta com uma postura impecável. Falando de peças de roupa, esse estilo diz a respeito de muitas peças de linho, alfaiataria, peças sob medida, camisas sociais, saias longas, peças de muita qualidade e duradouras.

Relógios, acessórios, bolsas, e sapatos sempre de salto, para mulheres e sociais aos homens completam o mood elegante que grande parte das vezes vem acompanhado de um certo luxo, seja ele quiety - sem logos ou nada que demonstre o valor- ou um pouco mais a vista. 

Pessoas elegantes costumam ser caracterizadas por uma postura muito fiel, um tom de voz certeiro e aveludado. São pessoas que chamam a atenção ao chegarem nos lugares. 

Criativo

Criatividade já nos diz muito não é mesmo? Quem é do estilo criativo costuma ter sempre um espaço para novidades, assim podemos contar sempre com tecidos e cores diferentes. Quem ama o estilo criativo costuma contar com um empurrãozinho do estilo clássico para base de seus looks, assim tem sempre um panorama inicial para criar, adicionar cor e elementos interessantes.   

Mulheres contam com saias, blusas estampadas, sapatos coloridos, tênis divertidos, e acessórios. Bolsas e laços são grandes aliados assim como pequenos detalhes: brincos diferentes, colares com miçangas, unhas inovadoras…

Já os homens podem contar muito com diferentes recortes de peças tradicionais, assim blusas oversizes, assimétricas e com estampas legais, modelos diferentes de shorts e calças, detalhes em bolsas e malas ajudam muito também. 

Bom, a partir desses estilos você pode pensar em qual se encaixa melhor e seria base para a sua imagem. Qual deles condiz com sua personalidade, ajuda a entender qual imagem quer passar com seus looks. Até porque de nada adianta parecer alguém super elegante e sério se você for uma pessoa criativa e brincalhona, não é mesmo?

NÃO PRECISAMOS ESCONDER NOSSA PERSONALIDADE PARA TERMOS UMA BOA IMAGEM, APENAS APRESENTA - LÁ DO MELHOR JEITO.

Homem elegante se arrumando.
Os detalhes são importantes para sua imagem pessoal!

Dicas para melhorar sua imagem pessoal!

Além do estilo base para se desenvolver, é importante pensarmos nos milhares outros de aspectos que formam nossa imagem geral. Por isso vamos por parte pensando primeiramente, ainda, em aspectos físicos….  

O perfume é a cereja do bolo! Esse após todos os outros pode te ajudar a se destacar, mas lembre se: SEM EXCESSO!

Perfeito, agora que sabe por onde começar seu look, a importância dos acessórios, de estar cheiroso, organizado e bem cuidado, falaremos do que não se é necessariamente visto fisicamente…

Comunicação e Postura!

Não conversa melhor papo do que quando conversamos com gente que se conhece e sabe conversar. Saber se comunicar com intenção, pensamentos que tem inicio, meio e fim em um bom tom e com espaço para trocas é uma das melhores qualidades que alguém pode ter. 

Para isso pense sempre antes de falar, respire fundo e em um tom agradável diga o que pensou, entonadamente. Em seguida, de tempo para o outro responder, ouça o atentamente e responda o. 

Parece uma sequência muito simples, mas é pensando claramente nas suas ideias que consegue transmiti-las com confiança, gerar conexão e manter uma postura confiante e confiável. 

Seguindo todos esses passos você conseguirá melhorar sua imagem pessoal conforme a sua personalidade e assim transmiti-la e conquistar quem quiser.

No MeMima pessoas que já aprenderam esses passos conseguem se conhecer  e com confiança e uma imagem pessoal polida podem se conectar e se conhecer melhor. 

Aqui você pode encontrar o seu amor e assim serem um casalzão por ai, afinal não adianta estar alinhado a quem você é e estar acompanhado de alguém que não esta, não é mesmo? Venha conhecer alguém que te acompanhe desde os gostos até no estilo.

Compartilhe este artigo

Crie uma conta

Viva um relacionamento muito além do comum

Criar conta